CÂMARA ENCERRA SEMESTRE COM SESSÃO PRODUTIVA E DESTACA CRIAÇÃO DO CENTRO DE ZOONOSES
Na última Sessão Ordinária do primeiro semestre de 2025, realizada nesta terça-feira (24), a Câmara Municipal de Itaituba analisou uma pauta extensa, com 44 indicações protocoladas, 6 novos Projetos de Lei apresentados e 31 matérias para aprovação em plenário. A reunião marcou o encerramento das atividades legislativas ordinárias antes do recesso parlamentar.
Entre os destaques, está a aprovação do Projeto de Lei nº 052/2025, de autoria conjunta dos vereadores Washington Ricarlos, Evandro Leitão, Emilly Freitas, Valdir Amadeu, João de Barros Mil Grau e Enfermeiro Raimison, que cria o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itaituba, uma medida que visa reforçar o cuidado com a saúde pública e o bem-estar animal no município.
A sessão também foi marcada pela entrada em tramitação de projetos voltados para áreas estratégicas como saúde, meio ambiente, mobilidade urbana e cultura. Um exemplo é o PL nº 117/2025, de autoria do vereador Iamax Prado Custódio, que propõe a criação da Orquestra Sinfônica Municipal de Itaituba, com o objetivo de incentivar a formação musical, valorizar talentos locais e ampliar o acesso da população à cultura.
“Itaituba já possui talentos e instituições com tradição na música, como a Polícia Militar, o IFPA, o Colégio Anchieta e o 53º BIS. A criação da Orquestra Sinfônica vai integrar essas potencialidades, gerar oportunidades para a juventude e fortalecer a cultura local”, afirmou o vereador Iamax Prado.
Ainda durante a sessão, dois projetos foram encaminhados para análise técnica das comissões permanentes após pedido de vista de seus respectivos relatores. O PL nº 109/2025, de autoria do presidente da Casa, vereador Washington Ricarlos, foi encaminhado à Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com pedido de vista do relator Prof. Thiago. Já o PL CMI 040/2025, de autoria do vereador Valdir Amadeu, que institui o Programa Municipal de Regularização Fundiária “Titula Itaituba”, teve pedido de vista apresentado pelo vereador Iamax Prado, para análise mais aprofundada da proposta antes de sua apreciação em plenário.
No total, a sessão contou com:
- 6 Projetos de Lei protocolados para tramitação;
- 44 indicações (de nº 801 a 844), com autoria de 10 parlamentares;
- 29 Projetos de Lei aprovados;
- 2 matéria encaminhada para revisão em comissão.
Ao avaliar os trabalhos do semestre, o presidente da Câmara, Washington Ricarlos, ressaltou o empenho coletivo do legislativo:
“Encerramos este primeiro semestre com uma sessão produtiva e uma pauta que reflete o compromisso da Câmara com as necessidades da população. Projetos como o do Centro de Zoonoses e tantas outras iniciativas mostram que o Legislativo está ouvindo, propondo e entregando.”
A Mesa Diretora, composta por Emilly Freitas (vice-presidente), Enfermeiro Raimison (1º secretário), Valdir Amadeu (2º secretário) e Júnior Dourado (3º secretário), reforçou a importância da atuação técnica e plural dos 17 vereadores ao longo do semestre.
E para marcar o encerramento oficial das atividades legislativas do semestre, será realizada uma Sessão Solene na sexta-feira, 27 de junho, no plenário da Câmara.
Fonte: Ascom Legislativa/ Moisés Sodré