EVANDRO LEITÃO APRESENTA E CÂMARA APROVA POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO DO LUTO MATERNO; VEREADOR TAMBÉM PROPÕE AÇÕES EM TRÂNSITO E PRAÇAS

por CMI publicado 18/09/2025 15h28, última modificação 18/09/2025 15h28

Na 27ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Itaituba aprovou a criação da Política Municipal de Humanização do Luto Materno e Parental, de autoria do vereador Evandro Leitão. A nova lei foi sancionada pelo Executivo e passa a assegurar acolhimento humanizado às famílias que enfrentam a dor da perda gestacional, neonatal ou infantil.

A política prevê a oferta de apoio psicológico, assistência social e acompanhamento especializado às mães, pais e familiares, além da capacitação de profissionais de saúde, educação e assistência social para um atendimento mais sensível e respeitoso. Também estabelece protocolos hospitalares, direito a acompanhante durante o parto em casos de natimorto e a instituição do mês de outubro como o período oficial de conscientização sobre o luto gestacional e neonatal em Itaituba.

Segundo o autor da lei, a proposta busca transformar o cuidado em política pública: “Nosso objetivo é garantir que as famílias sejam tratadas com dignidade e respeito em um dos momentos mais dolorosos da vida”, destacou o vereador Evandro Leitão.

Além dessa iniciativa, o vereador também apresentou outras proposições na mesma sessão, entre elas: a indicação para construção de lombada e melhoria da sinalização na Rua Homero Gomes de Castro (7ª Rua), esquina com a Travessa 15 de Agosto; a solicitação de manutenção dos aparelhos da academia ao ar livre no Residencial Wirland Freire (Km 5); e a defesa de projetos voltados à valorização profissional e à categoria da advocacia.

Com a aprovação da nova política pública, Itaituba dá um passo importante no fortalecimento das ações sociais e de saúde, reafirmando o compromisso do Legislativo com a proteção e o cuidado às famílias.

Fonte: Ascom/Leg2025