MUNICIPIO REGISTRA O MENOR INDICE DE ARRECADAÇÃO DOS ULTIMOS 10 ANOS

por CMI publicado 24/02/2016 09h25, última modificação 24/02/2016 10h00

Quem apostava que o ano de 2015 seria um ano de grandes arrecadações para o município de Itaituba se enganou. A aposta era feita em cima dos grandes investimentos que chegam a Itaituba como a construção de Portos, e os preparativos para a construção da Hidrelétrica de São Luis do Tapajós.

O Parâmetro para se calcular esse crescimento está nos relatórios que são encaminhados à Câmara Municipal todos os anos pelo Executivo, com as informações das Transferências Constitucionais dos Governos Federal e Estadual, assim como da Receita Tributária do Municipio. Esses relatórios, além de prestarem informações ao Legislativo sobre a arrecadação Municipal, serve também para o calculo do repasse da Câmara Municipal, que é baseado em até 7% dessas receitas.

Para a surpresa da Mesa Diretora da Casa e dos senhores vereadores, que torciam para que a receita do municipio tivesse reagido, uma vez que enfrentam sérios problemas de caráter financeiro para manter o Poder Legislativo funcionando, o aumento foi apenas de 2%. Comparado à arrecadação de 2014, Itaituba encolheu 14%. Esse índice de aumento de receita é o mais baixo nos últimos 10 anos em Itaituba. Até agora o Executivo ainda não se manifestou com nenhuma mensagem ao Legislativo, justificando essa queda na arrecadação num momento que Itaituba vive seu ápice de grandes empreendimentos e investimentos.

Com isso o Legislativo volta a viver momentos difíceis financeiramente em 2016, sendo mais um desafio para o Presidente João Bastos Rodrigues(cebola).