1ª SESSÃO DO SEMESTRE NA CÂMARA DE ITAITUBA APRESENTA VOLUME RECORDE DE PROPOSIÇÕES

por CMI publicado 05/08/2025 15h57, última modificação 05/08/2025 15h57
1ª SESSÃO DO SEMESTRE NA CÂMARA DE ITAITUBA APRESENTA VOLUME RECORDE DE PROPOSIÇÕES

Mesa Diretora

Após a sessão solene de abertura realizada na noite de segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Itaituba deu início à agenda de deliberações do segundo semestre na manhã desta terça-feira (05), com a realização da 21ª sessão da 20ª Legislatura — a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar de julho. Com o plenário completamente ocupado, o encontro foi marcado pelo alto volume de matérias protocoladas.

Ao todo, foram apresentadas 65 indicações, 2 moções de aplausos, 1 moção rosa in memoriam e 12 projetos de lei para tramitação, além do acolhimento de 40 projetos do Executivo Municipal, todos referentes à doação de terrenos do patrimônio público.

Somadas, as proposições totalizam mais de 130 matérias, configurando o maior volume já registrado em uma única sessão ordinária desde o início da 20ª Legislatura. O número supera, inclusive, o pico anterior registrado no primeiro semestre, em maio, quando 112 proposições foram apresentadas.

Entre os 12 projetos de autoria parlamentar protocolados para tramitação nesta sessão, 6 são de autoria do vereador Valdir Amadeu, 3 do presidente da Casa, vereador Washington Ricarlos, 1 da vereadora Antonia Borroló, 1 do vereador Thiago Maciel e 1 da vereadora Maria Pretinha.

Durante sua fala, o presidente da Câmara, Washington Ricarlos (WR), destacou o ritmo de trabalho da Casa e as perspectivas para o segundo semestre legislativo. Ele também mencionou que, ao longo do recesso, diversos parlamentares se mantiveram atuantes nas comunidades e reforçou o papel do Legislativo no diálogo com os demais poderes: “Iniciamos este semestre com energia renovada e responsabilidade redobrada. Nossa missão é seguir trabalhando com transparência, ouvindo a população e buscando caminhos que atendam às necessidades do município. Vamos seguir com firmeza, diálogo e dedicação.”

A sessão também foi marcada pela manifestação de diversos vereadores, que usaram a tribuna para apresentar um balanço das ações realizadas durante o recesso, além de reforçar demandas locais e propor novos projetos voltados ao desenvolvimento de Itaituba.

Fonte: Ascom/Leg