CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO PELO TRE NAS COMUNIDADES GARIMPEIRAS

por AJSC publicado 03/05/2018 15h05, última modificação 17/05/2018 15h09

A ação começou nesta quarta-feira (02) na Comunidade Garimpeira de Cuiú-Cuiú, sendo o primeiro resultado de uma série de tentativas feitas na capital do Estado pelo Vereador Wescley Tomaz, que conseguiu apóio do Deputado Federal Joaquim Passarinho e do prefeito Valmir Climaco, em uma gestão feita junto à presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro. As articulações eram para conseguir, para Itaituba, a presença da caravana do TRE, para que os técnicos realizassem o cadastramento biométrico. A ação iria acontecer somente no distrito de Moraes de Almeida, mas foi solicitada a ampliação do programa, e outras cinco comunidades da zona Garimpeira vão receber a caravana do TRE.

O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.

No Estado do Pará, a identificação biométrica já abrange 23 Municípios com um eleitorado total de mais de 1,4 milhão de eleitores. Neste biênio, o objetivo é o recadastramento de mais 1,1 milhão de eleitores, objetivando ter, nas eleições 2018, 50% do eleitorado do Pará identificado pela biometria. Para maiores informações e acompanhamento da evolução do eleitorado pode-se acessar as

Estatísticas do recadastramento ou o site "evolução do eleitorado" no TSE.
Em Itaituba, parte da zona garimpeira e área de influência do garimpo serão as primeiras contempladas. Por isso, o voto com o título convencional ainda será válido nas eleições deste ano. As primeiras comunidades atendidas serão Cuiú-Cuiú (2/5), Água Branca (3), Patrocínio (4), Creporizinho (5,6) e o distrito de Creporizão (7,8,9).

Para nós, é uma conquista significativa. O título biométrico é a garantia de uma eleição segura e transparente. No futuro, apenas um aplicativo de celular será o suficiente para que o eleitor possa exercer seu direito ao voto, sem haver necessidade de portar documentos”, aponta o Vereador Wescley Tomaz.

Ver. Wescley Aguiar e Deputado Federal Joaquim Passarinho        Ver. Wescley e Prefeito Valmir Climaco                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Fonte/Mauro Torres