CÂMARA MUNICIPAL PARTICIPA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO HRT E INSTITUTO MAIS SAÚDE

por AJSC publicado 17/06/2021 19h35, última modificação 21/06/2021 12h23
Câmara Municipal participa de reunião com representantes do HRT e Instituto mais Saúde
Entre os assuntos tratados está o atendimento de hemodiálise que ainda não está sendo realizado no município.
Na manhã desta quinta-feira (17), os vereadores Manoel Dentista, Thiago Maciel, Rangel Moraes, Luiz Fernando Sadeck (Peninha), Maria Pretinha, Antônia Borroló, Odinéa Peres, Felipe Marque e João de Barros, acompanhados do presidente da Câmara, Dirceu Biolchi, estiveram no Hospital Regional do Tapajós (HRT) para participarem de uma reunião com os representantes da unidade.
Entre os assuntos tratados no encontro, estão, a dificuldade de comunicação com a diretoria do hospital e a necessidade de um relatório detalhando os tipos de atendimento que o Hospital está oferecendo no momento. Segundo os vereadores, a população não sabe ao certo quais serviços são ofertados e acabam ficando sem atendimento.
A diretora geral do HRT, Carla Cajaíba, informou que a unidade está atendendo de portas abertas e que realizou 719 tomografias em abril e 450 atendimentos na “sala vermelha”. Carla ressaltou que o hospital não dispõe da realização de cirurgia cardiológica e nem tratamento de oncologia.
Questionada sobre o restante dos atendimentos que o hospital disponibiliza, a diretora informou que será feito nos próximos dias, um relatório detalhado sobre os serviços prestados à comunidade, que será encaminhado aos vereadores.
Estavam presentes também na reunião, Osvaldo Veloso, representante do Instituto Mais Saúde e o diretor administrativo e financeiro do HRT João Henrique, que foram questionados sobre o atendimento aos pacientes que precisam de hemodiálise e que ainda não está sendo realizado. O setor foi inaugurado pelo governador Helder Barbalho no dia 17 de maio e foi bastante aguardado por aqueles que precisam realizar esse tratamento, pois o hospital, inaugurado há 1 ano, não oferecia o serviço, e os pacientes precisam se deslocar para Santarém.
A administração esclareceu que para a realização desse tipo de atendimento é necessário um tratamento minucioso da água e que está sendo monitorado por uma empresa especializada. Os primeiros testes constataram um PH muito elevado e a presença de minério, o que inviabilizou o início dos atendimentos. Segundo eles, uma nova análise foi solicitada e o resultado será apresentado amanhã (18), e que há uma previsão para o início dos atendimentos para o dia 30/07. A diretora ressaltou que a unidade disponibiliza de uma equipe médica de nefrologistas para acompanhar os casos.
Após ouvir a demanda dos vereadores, a administração se comprometeu em prestar os esclarecimentos através de relatórios e receber novamente os parlamentares no dia 17 de julho.
Ascom CMI
REUNIÃO SOBRE O HRT