COMISSÃO DE VEREADORES EM AUDIÊNCIA COM MINISTRO DE MINAS E ENERGIA EM BRASÍLIA- DF!

por AJSC publicado 06/11/2017 13h20, última modificação 09/11/2017 14h58
Audiência com ministro Fernando Coelho, resulta em compromisso para obras de eletrificação de comunidades Garimpeiras.

Uma  comissão  da  Câmara  Municipal  de  Itaituba,   composta pelos vereadores Wescley Aguiar (PSC), Dirceu Biolchi (SDD) e João Bastos Rodrigues “Cebola” (PSD), presidente do Legislativo Municipal, esteve em  audiência  com o ministro de  Minas e Energia,  Fernando  Coelho! Apresentando   demandas   sociais   de  Itaituba.   Também estiveram acompanhando a comissão “França e Luis Preto, representando respectivamente as comunidades garimpeiras de Água Branca   e  Creporizinho.  A  audiência aconteceu  em  Brasília (DF) na última terça-feira (31/10), ocasião em que os vereadores argumentaram sobre  a  necessidade  de  acelerar  o  processo  de  eletrificação   em comunidades  garimpeiras de Itaituba. A audiência foi articulada pelo  deputado  federal  Joaquim  Passarinho   (PSD),   em  cumprimento  a compromisso assumido durante visitas a comunidades da zona garimpeira. O  ministro  Fernando  Coelho  ouviu  atentamente  às reivindicações  apresentadas pela comissão e lideranças e, em seguida, se pronunciou, assumindo o compromisso de acelerar o processo de licitação para a contratação dos serviços a serem executados na instalação de usinas termelétricas nas comunidades mais populosas, que serão definidas como pólos e também referência no processo de eletrificação. “Essa é uma demanda  importantíssima  para  essas  comunidades. E nós estamos articulando essas reivindicações junto ao ministro, para que possamos resolver  isso  o  mais  rápido  possível  a  partir  do  início  de    2018.  Estamos aqui para conseguir do ministro a garantia de que todos possam ter uma energia firme e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, afirmou o deputado Joaquim Passarinho.  O  ministro  Fernando  Coelho também anunciou que já foi contratada a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para implementar os estudos, um procedimento que já faz parte do projeto de eletrificação. “É compromisso do Ministério de Minas e Energia, garantir a energia para o crescimento e desenvolvimento do nosso país. Estamos concluindo os estudos com a Empresa de Pesquisa Energética. E, no começo do ano que vem, teremos leilões para compra de energia nos sistemas isolados.

Nosso compromisso é que essas comunidades possam estar incluídas no leilão que será realizado possivelmente em março. Eu espero poder, logo em breve, estar respondendo ao deputado (Joaquim Passarinho) por ofício, confirmando a presença dessas comunidades na realização desse leilão, para que tenhamos uma energia de qualidade, garantindo a geração de emprego, renda e desenvolvimento para essas comunidades”, assumiu o ministro Fernando Coelho.   A notícia foi recebida com muito entusiasmo, especialmente pelos comunitários “França” e Luis Preto, além dos vereadores Dirceu Biolchi e Wescley Aguiar, que sempre apresentaram, na Câmara Municipal, demandas de interesse coletivo da zona garimpeira.   Já o vereador "Cebola", presidente da Câmara, defende essa atitude do ministro como uma conquista histórica para a região garimpeira de Itaituba, onde a maioria das comunidades se mantêm praticamente por seus próprios méritos, e poucos ganhos têm obtido. "Com essa iniciativa da Câmara, nós conseguimos formalizar compromissos importantes para a região garimpeira, e esperamos que, ainda no próximo ano, já possamos ir até essas comunidades entregar essas obras. Considero a audiência muito proveitosa para a nossa  região",  disse o vereador  João  Bastos Rodrigues  "Cebola".