EM SESSÃO NA CÂMARA MUNICIPAL VOTAÇÃO DO PROJETO DE REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

por AJSC publicado 04/04/2018 13h25, última modificação 06/04/2018 16h24

Foram quase duas horas de discussão do projeto de lei de autoria do executivo que concede reajuste salarial de 3,08% para os servidores da educação, mas que deixa de fora as demais categorias dos trabalhadores do município, como os da saúde e administração direta. E para acompanhar essa votação as galerias da Câmara ficaram lotadas e divididas entre servidores da educação, que queriam a provação do projeto, e da saúde, que foram pressionar os vereadores a rejeitar o projeto, alegando que o prefeito não observou o principio da isonomia salarial. Em meio a vaias e aplausos de um lado e de outro, o coordenador do (Sintepp) pregou a união dos sindicatos na luta por melhores salários para os trabalhadores.

E as divergências de opiniões sobre o projeto de lei também tomou conta dos vereadores presentes na sessão. Um dos primeiros questionamentos foi quanto a ausência de parecer das comissões de Legislação e Redação Final e de Finanças e Orçamento da casa, que teoricamente daria a base a sustentação dos votos em plenário. O vereador Júnior Pires (PSC) justificou que a falta de parecer não foi omissão dos vereadores dessas comissões e disse que mesmo sem parecer o projeto poderia ser levado a plenário para votação.

E quando o presidente da casa colocou a matéria em votação, o plenário se mostrou completamente divido. O vereador Peninha (PMDB) foi o primeiro a se manifestar e votou contra o aumento. Peninha justificou o seu voto informando que a folha de pagamento da prefeitura já está superando o 63% das receitas do município, o que contraria a lei de responsabilidade fiscal.

Vereador David Salomão (PTC) votou favorável ao projeto de lei, mais advertiu que o executivo precisa garantir a isonomia salarial entre as categorias. Alem do vereador David Salomão, também votaram pela aprovação do aumento para os trabalhadores da educação, os vereadores Nen de Miritituba (PMDB), Antonia Borroló e Diego Mota (Podemos), Manoel Dentista (PSDB) e Daniel Martins (DEM). Quatro vereadores se abstiveram de votar. Entre eles, a vereadora Maria Pretinha (PSDB), Dadinho Caminhoneiro (PRB), José Beloni (PSDB) e Dirceu Biolchi (SDD).

Já o vereador Junior Pires acompanhou o voto contrario do vereador Peninha.  Os representantes do Sindsaude que estiveram na sessão fazendo pressão para os vereadores rejeitarem o projeto ainda não deram o caso por encerrado e acreditam que também serão atendidos pelo executivo com o mesmo percentual de reajuste que foi aprovado para a educação.

VOTAÇÃO REAJUSTE SALARIAL

Mauro Torres (Com informações de Weliton Lima)