VEREADOR WESCLEY E DEPUTADO JOAQUIM PASSARINHO VISITAM ONG AÇÃO SORRISO

por AJSC publicado 25/01/2018 22h55, última modificação 25/01/2018 22h53

A sede da Ação Sorriso começou a ser construída no ano passado, em uma área equivalente a dois lotes urbanos doada pela empresa Campo Belo Urbanismo. A empresa JJP Construtora, do empresário José Luis, o “Português”, assumiu parte do material e da mão-de-obra. Já foi um avanço de grande significado para a ONG que vem fazendo história há sete anos, através de um trabalho voluntário de um grupo de parceiros, em atenção a famílias carentes do município. A Ação Sorriso foi fundada em 2010, e já beneficiou milhares de pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade social, parte delas vivendo abaixo da linha da pobreza. Mas a entidade ainda precisa de ajuda para concluir as obras de construção da sede e bancar os equipamentos para a sala de fisioterapia e reabilitação, cujos equipamentos custam menos de R$ 100 mil. A presidente da ONG já fez várias tentativas de firmar parcerias para conseguir os recursos, mas sem sucesso.

Agora, através de uma articulação do vereador Wescley Tomaz (PSC), o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD), foi convidado a conhecer a Ação Sorriso. Durante a visita, Passarinho recebeu documentos da entidade e viu de perto a necessidade de ajudar. O deputado esclareceu que as emendas parlamentares não podem ser formalizadas diretamente com a entidade, mas através dos municípios ou estados. Mas a lei exige que a entidade esteja cadastrada no ministério a que sua ação esteja relacionada. No caso da Ação Sorriso, ao Ministério da Saúde ou da Assistência Social. “Nós temos o caminho para conseguir os recursos. Podemos citar como exemplo a Apae, entidade que já foi beneficiada em três municípios. O mesmo pode acontecer com a Ação Sorriso”, garante o deputado Joaquim Passarinho.

“Uma ação social como esse não pode parar por falta de recursos. Estamos cientes do atual momento do país, mas precisamos buscar alternativas. E o deputado Passarinho já demonstrou interesse em ajudar. Estamos muito otimistas em relação a isso”, diz o vereador Wescley  Tomaz. Para esta visita, também foi convidado o vereador David Salomão (PTC). “A Ação Sorriso já é um patrimônio de Itaituba. Parabenizamos aqui a iniciativa da Jaci  Oliveira e acreditamos que, com atitudes assim, essa entidade será fortalecida”, resume Salomão.

Para este encontro com o deputado Joaquim Passarinho, foram convidadas algumas pessoas que já se beneficiaram das ações da entidade. Essas pessoas poderiam estar sendo atendidas no município, se já estivesse funcionando o Centro Especializado em Reabilitação, que foi iniciado há quase quatro anos, e nunca foi concluído. Enquanto isso, esses pacientes vão sendo atendidos através da solidariedade de pessoas como Jaci Oliveira, presidente da Ação Sorriso, que, mesmo com todas as dificuldades, ainda encontram motivos para se mostrarem otimistas, como agora, com a possibilidade de, em breve, ter o seu próprio centro de fisioterapia equipado e em pleno funcionamento.

Ver. Wescley Tomaz e Deputado Joaquim Passarinho visitam ONG AÇÃO SORRISO.